O Procon de Diamantino comemora o ‘Dia Mundial do Consumidor’ (15 de março) transmitindo 10 dicas úteis para serem seguidas no cotidiano.
1ª) Não compre produtos com má aparência. Embalagens abertas ou danificadas, latas amassadas, estufadas ou enferrujadas.
2ª) Verifique sempre o prazo de validade dos produtos. Geralmente os produtos em oferta, como "pague um leve dois", estão com preços mais em conta porque seus prazos de validade estão terminando.
3ª) Exija sempre a Nota Fiscal e guarde-a. Ela é a prova do lugar e da data em que você comprou o produto. Se tiver algum defeito, é o único jeito de provar que foi comprado naquele estabelecimento comercial.
4ª) Caso o fornecedor não tenha troco na efetivação de um contrato de compra e venda, deverá arredondar o preço para baixo e não entregar "balas" para suprir a falta do troco.
5ª) Faça orçamento doméstico; planeje seus gastos, segundo suas possibilidades. Antes de sair às compras, faça uma lista do que necessita. Realize pesquisa de mercado: compare os preços e a qualidade dos produtos e serviços.
6ª) Não assine a nota de recebimento de um produto sem antes verificar suas condições. Caso apresente falhas ou não seja o mesmo escolhido na loja, devolva-o imediatamente.
7ª) Não assine em branco: fichas de cadastro ou qualquer outro documento. Não tenha pressa em fazer seu cadastro, pois depois você poderá responder por tudo que for escrito.
8ª) Compras pela Internet: Tome alguns cuidados: desconfie de preços muito baixos. Prefira sites que tenham também uma loja física e não só virtual! Isto facilita a reclamação. Tenha um bom antivírus.
9ª) Pesquise sempre as formas de pagamento, a incidência de eventuais taxas de juros, número de prestações, valores das prestações, preço total à vista e preço total com o financiamento.
10ª) Fique de olho no seu orçamento. Nem sempre temos a necessidade de comprar aquele produto naquele momento e, mais do que isto, o dinheiro disponível. Portanto, sempre que quiser comprar algo, pense duas vezes! Não confunda desejo com necessidade!
>> Curiosidade
No ano de 1962, o presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, instituiu o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, para dar proteção aos interesses dos consumidores, e 23 anos depois, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) adotou os Direitos do Consumidor como Diretrizes das Nações Unidas dando assim, legitimidade e reconhecimento internacional para essa data.
Fonte: Assessoria de Imprensa